[RESENHA]: A Esperança #3 - Suzanne Colinns

- Recomendo que apenas façam a leitura desse texto se já leram os dois primeiros livros da trilogia ou a resenha de ambos (podem ser encontradas aqui: Jogos Vorazes - #1 e Em Chamas - #2).


Chegar na leitura do último livro de uma saga, nunca foi tão fácil como chegar ao fim de Jogos Vorazes; ás vezes, pergunto-me se errei ao devorar a trilogia e me sentir tão mal, depois que acabou!

Nesse livro, conseguimos perceber o golpe político e libertador que acontece ao fim de Em Chamas e que abre um parêntese para todo o movimento dos rebeldes e oposição ao governo do presidente Snow.

Em meio ao estado de desordem da Capital, surge nesse momento como líderes da revolução: - O-Teoricamente-Extinto-Distrito-13...
(Aquele, extinto pelo poder da Capital, quando os Distritos se revoltaram, dando origem ao BBB da Panem - Os Jogos Vorazes).

Em A Esperança, a linda e confusa Katniss mostra-se machucada - visitando mais o hospital do distrito 13, do que os próprios médicos - totalmente desorientada com seus sentimentos por Peeta e por Gale, desestruturada psicologicamente com os seus pesadelos e ainda assim, sendo O Mockinjay Líder da revolta.

Que Katniss aprendeu a amar e querer proteger e ser protegida por Peeta não restam dúvidas, mas será esse amor capaz de sobreviver a uma lavagem cerebral no jovem padeiro, criada pela mente brilhante de S. Collins? - A Capital é tão baixa e destruidora que é capaz de invadir sua mente e distorcer o que você pensa sobre alguém.


"Sua feição registra incredulidade e alguma coisa mais intensa que eu não consigo apreender exatamente. Desejo? Desespero? Sem dúvida ambos, para ele empurrar os médicos de lado, pular de pé, e se mover em minha direção. Eu corro de encontro a ele, meus braços estendidos para abraçá-lo.Suas mãos estão me alcançando, também, para acariciar minha face, eu penso. Meus lábios estão justamente formando seu nome quando seus dedos se fecham em volta da minha garganta."


Se eu tivesse a oportunidade de fazer uma única pergunta para Suzanne, eu iria perguntar por que motivo, razão, circunstância ela ousou matar quem ela matou! Aposto que todos choraram, se indignaram com a morte de personagens que deveriam terminar a trilogia vivos..

É incontestável o sucesso da distopia, com todos os seus pontos positivos e raros pontos negativos, principalmente as surpresas das últimas 100 páginas. Impossível não chorar naquele final :'( - Além disso, é incrível como o final foi condizente com o contexto. Não houve finais felizes, apenas pessoas recuperando-se dos seus traumas, tentando se restabelecer em seus distritos.

Quando acabei a leitura de toda trilogia, fiquei uns 10 minutos processando a ideia de que havia chegado ao fim e que era o momento de fechar o livro e guardar na estante, mas o vazio, a sensação de ressaca literária ainda persiste.
Sem dúvidas, Jogos Vorazes é excelente, e resta agora esperar as adaptações para o cinema!
"Então, depois, quando ele sussurra:
- Você me ama. Verdadeiro ou Falso?
Eu digo a ele:
- VERDADEIRO *-* "

9 comentários:

  1. Meu resenha muito boa , só queria saber que morreu rsrsr triste quando qualquer personagem morre , isso dói e fica na sua cabeça o porque? de tudo isso ... Ressaca Literária que nunca sofreu com isso não sabe o que é ler um bom livro ....

    http://simplesmenteanass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaado Anaa, não pode contar quem morreu :P É um spoiler mito grande ' rs
      Concordo, sentir ressaca literária é prova de que você participou da história

      Excluir
  2. Eu não li o livro, mas tenho certeza que ela termina com Peeta e Gale morre. A única coisa que realmente fiquei curiosa neste livro é se eu acertei no final. Uma amiga minha escreve uma resenha sobre este livro e desde então tento tirar dela esta resposta, mas ela quer me obrigar a ler, enfim, acho que é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela não te contou, também não irei fazer isso :P

      Leeia moça. Vale muito a penaa

      Excluir
  3. parabesn pela resenha dri, tah perfeita.
    a esperança eh o melhor dos 3
    adoro seu blog

    bjinhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lu,
      Não consigo dizer qual é o melhor.. AMO TODOS <3

      Beijoos flor

      Excluir
  4. a esperança é o melhor. tambem chorei

    abraço paginado

    ResponderExcluir
  5. Amo essa trilogia! Mas sem dúvidas prefiro Em Chamas, pq A Esperança achei o livro mais fraquinho.. Teve sim bastante emoção, mas foi muito triste e só morria gente e acabou muito rápido e de um jeito muito frustrante, sei lá não gostei! Mas tbm chorei com a morte de alguns personagens, acho que a Suzanne não precisava ter feito isso u.u
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...