[RESENHA]: Jogos Vorazes #1 - Suzanne Collins


Jogos Vorazes é o primeiro livro da Trilogia escrita por Suzanne Collins. A trama se passa num país chamado Panem, dividido anteriormente em 13 distritos, mas como houve uma manifestação contrária ao poder abusivo da Capital, o distrito 13 acabou teoricamente sendo extinto (mais detalhes sobre isso nos próximos livros), dessa forma, com a vitória da Capital na guerra, ela decidiu criar um mecanismo para controlar as massas e mostrar que ela tinha o poder sobre eles,
Esse mecanismo, foi os Jogos Vorazes, um programa televisivo, ao vivo 24 horas, ou seja, um reality-show tipo o BBB, mas sem a pouca-vergonha e com um detalhe importantíssimo. Nos Jogos Vorazes você não sai vivo da arena. Se você for eliminado, você foi LITERALMENTE eliminado.
Cada distrito deve fornecer anualmente um Tributo masculino e um feminino, entre 12 e 18 anos, para lutarem até a morte, enquanto toda população assiste abobalhada ao espetáculo.
A estória é narrada pela visão da personagem de Katniss Everdeen, moradora do Distrito 12 (o mais pobre deles). Katniss possui a irmã-mais-sem-sorte-de-todos-os-tempos, porque Prim só possui UM ÚNICO PAPELZINHO COM O NOME DELA, e dentre milhares de outros eis que o dela é sorteado. (Isso tudo no primeiro capítulo);
Momento dramático quando Katniss dispara correndo entre as pessoas e grita:
“ – Eu me ofereço! – digo eu, arquejando. – Eu me ofereço como tributo.”

O tributo masculino é Peeta Mellark. Katniss e Peeta revolucionam com a imagem que o Distrito 12 passa para a capital.
A maior parte da obra vai se passar na arena, com um matando o outro, tentando sobreviver, e quando ninguém morre, adivinha o que acontece?
OS IDEALIZADORES DO JOGO DÃO UMA AJUDINHA, CRIANDO BOLAS DE FOGOS, BESTANTES, SECANDO A ÁGUA DO RIO, enfim...

Katniss: A Garota em Chamas
Imagem by: Linaia Lima

Dentro da arena, ocorrem muitas reviravoltas, muita coisa acontece o que deixa o leitor super encantado com a obra. Além disso, como forma de conseguir patrocínio para ajudar a sobreviver nos Jogos, Katniss e Peeta começam a fingir um romance: Os Desafortunados Amantes do Distrito 12.
Para Katniss tudo não passava de uma encenação, mas e para Peeta?

No fim, alguém sobrevive (spoiler) e cria uma fagulha para uma nova revolta, o que deixa a Capital bastante preocupada. Prometo falar disso quando resenhar Em Chamas e A Esperança.

Jogos Vorazes tornou-se meu livro favorito, por isso recomendo a leitura. E uma nota 5 é pouco para ele!


#CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE A AUTORA:
Suzanne Collins é escritora e roteirista de programas infantis, formada em escrita dramática pela New York University. Fez vários roteiros para a Nickelodeon. Entre 2003 e 2007, Suzanne escreveu os cinco livros da série de fantasia “The Underland Chronicles”. Em 2008, lançou “The Hunger Games”, primeiro livro da trilogia homônima. A inspiração veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. "The Hunger Games" está na lista de best-sellers do The New York Times há mais de sessenta semanas e sua adaptação cinematográfica foi lançada no começo de 2012

12 comentários:

  1. Louca para ler esse livro! Adorei sua resenha! :)

    Beijinhos

    http://hayebianaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, fico feliz que você tenha gostado :)

      - Realmente é um ótimo livro, vale muito a pena ler ' rs

      Excluir
  2. Oie :)

    Adorei sua resenha e a ilustração que você escolheu para retratar nossa girl on fire :) Suzanne diva demais :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :)

      Fico feliz que tenha gostado :) Os créditos são todos para Linaia Lima, que cedeu gentilmente o desenho para publicação aqui no blog.

      Obrigado pelo comentário!!

      Excluir
  3. GENTEEEE, EU AMO JOGOS VORAZES DE MAIS!!!!! Sim, eu preciso gritar isso sempre que posso, sou uma tributo irremediável! Suzanne é muito genial e eu adoro pesquisar sobre as inspirações dela e as discussões sobre os temas que ela aborda em jogos vorazes. Aliás, distopias são uma paixão minha! Li a trilogia ano passado e pelo-amor-de-Deus... nem preciso dizer que é um amor irrevogável, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, sou um tributo louco tambéem :D
      Suzanne é perfeita demais e eu também grito muito: EU AMO JOGOS VORAZES DE MAIS!!!!!

      Excluir
  4. Não sei porque, mas meu santo simplesmente não bate com este livro, talvez seja o fato de que os fãs dele criticam muito twilight e eu realmente não admito isto, por este motivo nunca dei uma chance a esta obra. Mas já ouvi bastante sobre ele, algumas amigas já leram e gostaram e me contaram um pouco do enredo. Eu sou uma pessoa que ama romances água com açúcar e talvez esse seja o grande problema, para mim JV só tem morte. Enfim, quem sabe um dia quando eu tiver um tempo e não tiver livros mais interessantes para ler eu não dê uma chance? Ou quem sabe quando os fãs de JV respeitarem os de Twilight eu posso perder meu precioso tempo com este livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado essa relação dos fãs. Eu simplesmente gosto de Twilight como de THG e não aceito o desrespeito. Leia, não é somente morte! rs

      Beijos

      Excluir
  5. Demais sua resenha, Adriano.

    abraço paginado

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo o livro e estou amando!! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Que resenha perfeita, uau. Já tinha vontade de ler esse livro antes, mas agora preciso dele urgentemente!! Amo distopias, li a série Feios, e o primeiro livro de Divergente, e o próximo da fila vai ser Jogos Vorazes. Um reality show que brinca com a vida das pessoas é algo que nunca vi, acho melhor ir preparando os lencinhos!

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...