[RESENHA]: O Colecionador de Lágrimas - Augusto Cury



#SINOPSE:
"Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter insônia e pesadelos, como se estivesse vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo. Seu reconhecimento como grande historiador faz com que receba um convite de cientistas alemães, que pesquisam uma máquina complexa, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para conseguir viajar no tempo. Mas por que ele? O convite então se torna claro: tudo o que os alemães querem é alguém com competência suficiente para voltar no tempo, matar Hitler e mudar a história. Apesar de eliminar todo o mal causado por Hitler, conseguiria ele chegar à infância do ditador e assassiná-lo. Faria ele esta atrocidade?" 




#RESENHA:
Ganhei O Colecionador de Lágrimas, de Augusto Cury em março desse ano, no meu aniversário. Alguns amigos já haviam lido e comentado comigo, mas eu não me interessei muito. (talvez, até por desleixo) No entanto, a regra básica do bom-senso é: “Se eu ganhei um livro de presente, é meu dever lê-lo”. (Seria uma desfeita imensa, não ler um livro que alguém lhe presenteou).

Dessa forma, eu decidi começar a leitura dele. Já havia lido outro livro de A. Cury e gostei muito, principalmente devido ao fato como ele desconstrói brilhantemente a mente e a personalidade de seus personagens, mostrando as fraquezas, os medos e as angústias. Talvez por esse motivo O Colecionador de Lágrimas consegue ser tão fascinante.

Entusiasmei-me mais a ler, quando percebi a dedicatória do autor: 
“ Dedico esse romance histórico/psiquiátrico a todas as vítimas do Holocausto, em especial às crianças, que deveriam ser tão livres no jardim da existência quanto as borboletas nos bosques floridos, mas infelizmente foram cruel e impiedosamente ceifadas [...] Dedico-o também aos mais importantes e dos menos valorizados profissionais das sociedades modernas: os professores. [...] Os professores são heróis anônimos, com uma mão escrevem num quadro, com a outra mudam a humanidade quando iluminam com seu conhecimento a mente de um aluno.”
Retratar um dos momentos mais trágicos da humanidade requer um domínio de conteúdo imenso. No entanto, o autor como psicólogo e professor, não deixou a desejar em nenhum momento. É interessante as suas proposições a respeito da personalidade de Hitler e de seus comparsas. Como um austríaco, conseguiu a hegemonia de uma das nações mais cultas da Europa, ao se declarar filho da Alemanha.

Hitler é o personagem principal, que não faz parte do contexto atual em que a história é narrada, enquanto os personagens do contexto são apenas peças para compor o objetivo do livro. Além disso, através de discussão com seus fiéis alunos, Julio Verne acaba expondo a infância de Hitler, com a falta de credibilidade por parte do pai e superproteção por parte de mãe. Hitler como teve uma infância conturbada, precisou utilizar de práticas exageradas – como seu bigode inusitado – para chamar a atenção, visto que ele tinha necessidade de estar sob os holofotes; era um exibicionista nato.

Paralelamente a isso, Augusto Cury consegue explicar com argumentos consistentes o que levou a ascensão meteórica de Hitler no comando da Alemanha, passando de um simples soldado mensageiro para III Reich.

O interessante também é a aposta de tornar Julio Verne um alvo dos nazistas, (mesmo na atualidade  com o nazismo, teoricamente extinto) e a sua predestinação para lecionar, criando mentes pensantes e não repetidores de ideias. Arrisco-me a dizer que todos que leram esse livro, se viram na necessidade de participar de uma das aulas desse magnífico professor.

Augusto Cury revoluciona com O Colecionador de Lágrimas, criando um romance reflexivo, extrapolando as margens do livro didático de história e abrindo espaço para rever conceitos e ideais.
Por conseguinte, é impossível contar uma parte do livro sem soltar um mega spoiler, revelando o acontecimento ímpar das últimas páginas, o que eu não ousaria fazer a vocês.
Recomendo a leitura, a qual é bem simples e interessantíssima.


Quem gostou do livro, fiquei atento pois o volume dois logo, logo, será publicado!!  

#CONHECENDO UM POUCO MAIS DO AUTOR:

Augusto Jorge Cury, nasceu em 2 de outubro de 1958 na cidade de Colina, São Paulo. Ele é um médicopsiquiatrapsicoterapeuta e escritor.
Seus livros já venderam mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década.
Além disso, ele é diretor da Academia de Inteligência, instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e outros profissionais. Desenvolveu o projeto Escola de Inteligência que tem como principal objetivo a formação de pensadores através do ensino das funções intelectuais e emocionais mais importantes para crianças e adolescentes, tais como, o pensar antes de reagir, a proteção de sua emoção, o colocar-se no lugar dos outros, expor e não impor as suas ideias
- Para maiores informações a respeito do autor, visite a página: http://www.augustocury.com.br/

 P.s.: Não deixem de comentar. Seus comentários são muito importantes para a gente.

9 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar sobre este livro, mas nunca me interessei, não faz bem o meu estilo, mas quem sabe um dia eu não dê uma chace? Pode ser. Vou pensar seriamente nisto. A resenha me fez ter uma vontadezinha de dá uma olhada no enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante a forma de narrativa do livro.. Sobre uma das maiores feridas da humanidade, vale a pena ler sim :)

      Excluir
    2. Olha o Livro em Audio MP3 O Colecionador de Lágrimas

      Baixa e deixe um comentario
      http://www.4shared.com/rar/jE5TZG2p/O_Colecionador_de_Lgrimas_Audi.html

      Excluir
  2. Havia visto o livro numa breve passagem por uma livraria. A capa, de imediato, me chamou muita atenção. O meu livro preferido, até hoje, é "o futuro da humanidade" (do mesmo autor). Enfim, não vejo a hora de ter esse livro em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  3. Quando vai lançar o próximo volume????

    bjs, viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plum,
      O segundo volume já foi lançado. Chama-se: Em busca do sentido da vida

      Beijo

      Excluir
  4. Eu não gosto muito de ler livro não, mais esse livro aqui esta muito bom ! Estou esperando o sefundo , pois quero saber oque vai acontecer com ele depois que ele entro na máquina do tempo ... E a mulher dele que ele deixou gravida. Será que ele volta ?! Que venha o segundo livro !

    ResponderExcluir
  5. Queria saber qual a moral da história..? *estou fazendo um trabalho porém não cheguei em uma conclusão*

    ResponderExcluir
  6. Eu achei interessante do ponto de vista histórico, é nítido todo um trabalho de pesquisa feito sobre o assunto. Porém, a parte ficcional soa bastante pretensiosa e anacrônica, além de deixar muito patente a influência de obras como operação Cavalo de Troia, Operação Walkiria e até mesmo o Mundo de Sophia :D

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...