[RESENHA]: O Teorema Katherine - John Green

A minha relação com O Teorema Katherine foi amor a primeira vista, porque (a) a capa é linda e fofa, (b) John Green é o cara e (c) não sei, o amor não se explica. 

Amei esse livro, toda sua beleza e complexidade, unidas a uma ironia com partes excêntricas de humor. Cada situação vivenciada pelos protagonistas é única e a cada página, novas curiosidades surgiam e eu me sentia mais burro com tanta inteligência e genialidade – ele não se considera gênio e sim prodígio, mas eu posso considerá-lo gênio aqui, porque a resenha é minha – de Colin Singleton.

Primeiro, o livro aborda uma temática que acredito ser impossível, tanto aqui, como em Marte. Como é possível namorar 19 Katherines? E como é possível que todas terminem com você? Se fosse comigo, eu fugiria do nome Katherine, como o diabo foge da cruz, quando chegasse na quinta menina com esse nome.
"Quando se trata de garotas (e, no caso de Colin, quase sempre se tratava), todo mundo tem seu tipo. O de Colin Singleton não é físico, mas linguístico: ele gosta de Katherines. E não de Katies, nem Kats, nem Kitties, nem Cathys, nem Rynns, nem Trinas, nem Kays, nem Kates, nem — Deus o livre — Catherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E. Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas — cada uma, individualmente falando — terminaram com ele."
                                                   
O livro aborda uma matemática (má-temática, literalmente falando) bem complexa, criada por Colin como forma de provar em um relacionamento quem será o terminado e o terminante, e em quanto tempo isso irá acontecer.

O Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, pensou. Até o nome soava perfeito.

É bem interessante a relação de superação de Colin pela K-19, a sua forte amizade com o muçulmano Hassan e com a caipirinha Lindsey Lee Weels na pequena e esquecida (e quente) cidade de Gutshot.

Eu gostei muito desse livro, com uma leitura simples e leve, com curiosidades e notas de rodapé que fazem qualquer um se apaixonar. 

Fiz um pequeno acervo com as frases e citações mais bonitas do livro, eu amo todas *-* - Espero que gostem:

“(...)Os livros são o melhor exemplo de terminado: deixe-os de lado e eles o esperarão para sempre; dê-lhes atenção e sempre retribuirão seu amor."


"(...) Mas não havia como negar o sorriso dela. Aquele sorriso seria capaz de pôr fim a guerras e curar o câncer... "

" - Alguma vez você já se perguntou se as pessoas gostariam mais ou menos de você se pudessem vê-la por dentro? (...) Mas sempre me pergunto isso. Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudesse viver meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?."

 " - Essas são as pessoas de quem a gente gosta de verdade. As pessoas na frente de quem cê pode pensar alto."

“(...)É natural que as pessoas se importem umas com as outras. É bom quando alguém significa alguma coisa procê, é bom sentir falta de alguém quando ele vai embora.”

Confiram também a resenha de A Culpa é das Estrelas, do mesmo autor de O Teorema Katherine. 

14 comentários:

  1. Sempre que entro nos blogs pra comentar sobre esse livro que ainda não li falo a mesma coisa, rsrs, tenho muita vontade de ler os livros do John Green, pois, são sempre muito bem elogiados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, sou suspeito a dizer algo sobre OTK, porque simplesmente amo <3

      vale a pena ler ' rs

      Excluir
  2. O primeiro livro que li desse autor incrível, esse gênio da literatura, foi: A culpa é das estrelas. Eu simplesmente amei e estou esperando um tempinho já para ler O Teorema Katherine, mas fiquei um pouco com o pé atrás depois que escutei algumas pessoas dizendo que era chato e cansativo, por isso adiei um pouco mais e estou agora esperando as ferias para poder me dedicar inteiramente a ele, demorar o quanto tempo for preciso para assim pode absorver cada ensinamento que este autor incrível queira me passar. Parabéns pela resenha, eu ri bastante com ela e me deu uma animada melhor para ler O Teorema Katherine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, como podem dizer que OTK é cansativo e chato ??! Ele é muito fofinho, simples, interessantíssimo. Não acontece uma coisa, tipo :O - mas o desenvolver da história e a carisma dos personagens é encantadora.
      Há muitos ensinamentos bonitinhos, e uma moral muito linda. Super amo, e recomendo muito a leitura..

      Beijos.
      - Quando ler me conte o que achou '

      Excluir
    2. Eu finalmente li o livro e... Esse foi o livro mais tedioso que já li do John Green, ele realmente me decepcionou =/
      Eu estou completamente revoltada porque finalmente quando eu encontro um livro do John Green que ele me faz o grande favor de não sair matando os personagens que eu gosto… Eu detesto o livro, tem coisa mais irritante?

      http://worldbehindmywall.fanzoom.net

      Excluir
    3. Nossa,
      realmente, seu comentário me deixou surpreso!
      Acredito que é questão de gosto, porque não achei o livro tedioso; não achei decepcionante e sinceramente, achei bem interessante as partes nerds e é isso!
      Uma pena que você não tenha gostado!
      Peço desculpa, por ter ( de certa forma ), recomendado um livro que foi uma decepção para você!

      Excluir
  3. Gosto muito de Jonh Green

    o melhor é quem é você, alasca?
    depois o teorema
    achei a culpa muito meloso

    abraço paginado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis
      Eu só li O Teorema Katherine e adorei. Pretendo ler A Culpa é das Estrelas, assim que comprá-lo!

      Abraço

      Adriano G.

      Excluir
  4. amei a sua resenha dri, capa linda mesm, pareçe uma graça
    dri, mim envia o ebook ou pdf desse teorema, por favore amore.
    lubatista61@gmail.com

    bjinhs dri

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro A culpa é das estrelas e achei muito bom, quero ler o O Teorema Katherine que parece ser ótimo também

    ResponderExcluir
  6. Eu To bem curiosa para ler esse livro!
    Eu amei tanto A Culpa é das Estrelas que toda vez que eu lembro desse livro eu me emociono, parece que me da uma aperto no peito e uma sensação boa!
    Então para não criar muitas expectativas com os próximos livros do Autor eu dei uma pausa nos livros dele.

    Amei a tua Resenha, é engraçada e vc escreve muito bem!
    Me deu mais vontade de ler o livro! Parabéns!

    Bjus

    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse livro, foi o primeiro que li do autor, e isso foi fundamental para me tornar um fã de John Green. Parabéns pela resenha, mas falou tudo!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...