[ENTREVISTA]: #6 - Erica Azevedo

Oi, amigos
Tudo bem? Espero que sim!

Todos conhecem a linda da Erica Azevedo, autora de Pluvia (resenha aqui), não é? Então, para quem ainda não a conhece essa é a oportunidade de conhecer nessa entrevista super descontraída e para quem já conhece, essa a oportunidade de ficar sabendo mais sobre ela. 

A entrevista faz parte de uma das atividades da ação: Eu valorizo a Literatura Nacional.

Vocês estão prontas crianças? Estamos capitão! 
Eu não ouvi direito... Estamos capitão! 
BOB ESPONJA

Vamos a entrevista! rs

A ERICA
Erica Azevedo nasceu na capital paulista, entre ruas abarrotadas e o ar poeirento do fim de tarde. Descobriu a literatura fantástica com a série “Harry Potter” e graças a ela se tornou uma aficionada por livros dos mais variados gêneros e autores. Em meio a idas e vindas começou a contar a história de Ana e sua saga por Pluvia e pelos mundos de Lucien. Atualmente dedica-se a graduação de Ciências Políticas.


MUNDO LITERÁRIO

GeraçãoLeitura.com: Quais são suas inspirações e modelos que lhe direcionaram nesse caminho literário?
Erica: Acho que tenho mais influências do que inspirações visto que a escrita não era um caminho previamente sonhado por mim. Indo por esse caminho, não há como negar que a J.K Rowling é a pessoa que mais me impulsionou a sonhar com a estrada literária. 

GeraçãoLeitura.com: Atualmente, quais são seus planos? Pode adiantar algumas ideias sobre novos livros?
Erica: No momento estou me dedicando a minha graduação em ciências políticas e aos planos para quando terminá-la, mas não deixei minhas obras de lado. Tenho três livros em andamento: Ventus, uma distopia e uma fábula. Também participarei de alguns eventos literários e pretendo ter mais contato com os leitores nesse meio tempo.

GeraçãoLeitura.com: Além de escrever, a quais outras atividades você se dedica?
Erica: Estou terminando a graduação em Ciências Políticas e trabalho na biblioteca de um núcleo de pesquisas da minha universidade.

GeraçãoLeitura.com: Quais os maiores benefícios que o mundo literário lhe proporcionou até o momento?
Erica: Conhecer tantas pessoas apaixonadas por literatura. [[mentira, Erica quis dizer, conhecer a mim =3 ]] 

GeraçãoLeitura.com: Você procurou retratar pessoas próximas a você na construção dos seus personagens ou eles fazem parte apenas do mundo literário?
Erica: Há muito dos meus amigos em meus personagens. Muito de nosso companheirismo e aprendizado também. Em Olhar de Viajante há personagens que são a descrição perfeita de pessoas que conviveram comigo ao longo do meu intercâmbio. Talvez seja por isso que esse livro é tão particular para mim.

GeraçãoLeitura.com: E quando as distrações surgiam ou a preguiça batia a sua porta e a inspiração lhe fugia... Nessa hora, qual era/é seu refúgio?
Erica: Meu quarto (risos). Gosto muito de escutar música, ler, assistir filmes e séries... É o que eu costumo fazer quando a inspiração me abandona. Acho que temos que dar um tempo para a cabeça esfriar, as ideias se organizarem e então voltar ao trabalho. 

GeraçãoLeitura.com: Cá entre nós, qual personagem criado por você tem o maior pedaço de seu coração? Por que? P.S.: Pode confessar, os outros não ficaram enciumados! rs
Erica: Eu poderia dizer que o Aléxi tem o meu amor, mas há um personagem em Ventus sobre o qual eu adoro escrever. E tem também o Vick e o Filipe, de Olhar de Viajante, que são fofos de todas as maneiras possíveis. 

PLUVIA

GeraçãoLeitura.com: Como surgiram as ideias para Pluvia?
Erica: É engraçado falar sobre como surgiram as primeiras ideias de Pluvia porque eu acho que elas sempre estiveram dentro de mim. Sou totalmente apaixonada por literatura fantástica e se refugiar dentro de um mundo paralelo era algo que eu costumava fazer bastante. Quando vieram as primeiras ideias, principalmente aquelas que envolvem o modo de se ir para Pluvia, eu achei tudo absurdo e que ninguém fosse gostar. Com o tempo e com a ajuda do meu irmão (principalmente no quesito incentivo) consegui amadurecer meus esboços e dar forma a esse mundo fantástico.

GeraçãoLeitura.com: Pra quem ainda não conhece ou está indeciso sobre a leitura de Pluvia, o que você tem a dizer para eles?
Erica: Primeiro eu preciso perguntar: Por que vocês ainda não leram Pluvia? Como assim ainda não conhecem o Eldred ou se apaixonaram pelo Aléxi? (risos). Eu pediria, encarecidamente, que eles dessem uma chance para o livro. Tem aventura, romance, mistério, intrigas e talvez, só talvez, a chuva nunca mais será a mesma para você.

GeraçãoLeitura.com: Quais são os traços mais notórios da Erica presentes em Pluvia?
Erica: Uma coisa que irrita um pouco os leitores de Pluvia: a forma como a Ana é compreensiva. Eu sou muito assim. 

ERICA E A LITERATURA NACIONAL

GeraçãoLeitura.com: Como você se sente no cenário nacional?
Erica: Bem pequena, na verdade. Estou dando os primeiros passos e descobrindo um mundo cheio de possibilidades e dificuldades. É um caminho curioso e amedrontador, mas que estou disposta a desbravar.

GeraçãoLeitura.com: Qual o melhor livro nacional já lido e o autor que você é fã?
Erica: Já li grandes autores da nossa literatura. Os ditos clássicos. E posso citar Machadão, Mario de Andrade e até mesmo o senhor Graciliano como grandes modelos. Também sou apaixonada pela Cecília Meireles. 
GeraçãoLeitura.com: Como você considera a sua literatura? O que aponta como característica unicamente sua?
Erica: É um pouco cedo para apontar certos traços devido ao fato de que minha escrita ainda está amadurecendo. Mas talvez eu possa dizer que a forma como a narrativa adota ares poéticos vez ou outra seja algo característico.

PARA DESCONTRAIR: 
Adriano: Quando é que ganharei meu Dermilin? E segundo, quando é que você me levará para Pluvia?
Erica: O Eldred te mataria se escutasse você ao menos sugerindo que quer ganhar um dermilin (risos). Pluvia está mais próximo do que você imagina. Observe a chuva cair, atente-se naquela brisa suave que nos assola quando ela ganha intensidade e você verá nossos amigos te dizendo “Olá”. 

PING-PONG

Um livro? Livros do Desassossego – Fernando Pessoa
Um lugar? Meu quarto
Uma comida? Arroz, feijão, purê de batatas e carne moída (comida dos deuses)
Uma pessoa? Minha mãe
Um sonho? Ter uma biblioteca em casa
Um medo? Cobras
Uma frase? “Que sei eu do que serei, eu que não sei quem sou?” – Fernando Pessoa
Uma qualidade e um defeito? Sinceridade e ansiedade

5 COISAS SOBRE A ERICA QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA :3

1 - Amo sorvete
2 - Posso ser muito tímida, às vezes
3 - Compro livros de forma compulsiva
4 - Sou muito tímida
5- Adoro olhar para o mar


GeraçãoLeitura.com: Deixe um recado para os leitores do GeraçãoLeitura.com e para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho...
Erica: Talvez vocês não tenham noção do quanto o ato de ler o livro de determinado autor é importante para ele. Eu fico extremamente feliz quando ouço alguém dizer que leu Pluvia, mesmo que não tenha gostado. São vocês que deixam tudo mais incrível. Obrigada, sinceramente. Como autora, como leitora, como amiga e como alguém que acredita que a leitura pode mudar o mundo.

Erica, te agradeço imensamente por ter concedido esse momento em que meus leitores puderam conhecer um pouco mais de você! Você é adorável e talentosa! Adoro demais estar sempre conversando com você e tentando descobrir algumas novidades sobre o que vem por aí! Saiba que tenho um carinho imenso por você e por Pluvia e pode contar com o GeraçãoLeitura.com sempre que precisar =D
Sucesso!

É isso, aí pessoal! Curtiram? Espero que tenham adorado! Até breve :)

12 comentários:

  1. Gostei de conhecer um pouco sobre a escritora Érica Azevedo e fiquei pensando se Pluvia seria uma espécie de Pasárgada do Manuel Bandeira. Fiquei curiosa para conhecer esta obra.
    Abç
    Leila Lima

    ResponderExcluir
  2. Ok, admito que fiquei com muitaaaaa vontade de ler Plúvia depois dessa entrevista. Erica, você é muito persuasiva haha. Adorei a entrevista!
    http://wewantdreaming.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito show a entrevista, a autora passa uma simpatia e simplicidade, me ganhou, já conhecia o livro de ver em outros blogs e agora gostaria de ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito incrível a entrevistam, o blog está de parabéns ^^

    ResponderExcluir
  5. Adriano,
    O blog esta de parabens! Conteudo bacana e de qualidade
    A enrevista com a Erica ficou legal demais.
    Bom conhecer os autores e sua intimidade. Adoro as frases do Fernando Pessoa.

    E que venham mais entrevistas...
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adriano
    A autora mostrou-se muito carismática e meiga em suas respostas. A impressão é que estamos dialogando com a ela.
    Uma fofura essa entrevista! Adorei saber que a inspiração dela é a J. K Rowling que eu admiro muito

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    A entrevista está muito bacana. Adorei
    Vocês estão de parabéns com essa ação de valorização!

    A Erica é muito simpática. Adoro a comida preferida dela e meu quarto é meu refúgio!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Driiii,
    Eu amei a entrevista. Adoro Pluvia e Erica! E fiquei bobinha como ela é fofa e linda e diva.
    Que legal a entrevista.
    Traga mais entrevistas para o Geração.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Adorei a entrevista!!! Li o livro da autora, Pluvia, e gostei muito.
    Também quero que me leve para Pluvia, Ericaa!!! haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Dri *---* Entrevista maravilhosa!
    Não conhecia a autora, e adorei saber um pouquinho sobre ela. Tãooooo meiga :)
    E você com o ego lá em cima [[mentira, Erica quis dizer, conhecer a mim =3 ]] hahahah

    Mega Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Adrii!!

    Parabéns pela entrevista! Ficou ótima e bem completa!! Estou louca para ler esse livro! Não vejo a hora! rsrsrs

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  12. Querido,
    Diverti-me muito com sua entrevista! Perguntas bem elaboradas e as respostas da Erica foram super legais. O leitor ficou empolgado em conhece-la um pouco mais!

    Parabéns e traga mais entrevistas para o Geração Leitura.

    Uma frase? “Que sei eu do que serei, eu que não sei quem sou?” – Fernando Pessoa

    Um Beijo!

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...