[RESENHA]: Flores da Ruína - Patrick Modiano

Olá, pessoal, 
Tudo bem?! 
Grupo Editorial Record - SKOOB -
Leia um trecho
Hoje, trago a resenha sobre outro livro do Patrick Modiano, que eu li recentemente. Desta vez, apresentarei as minhas impressões acerca de Flores da Ruína. Esta obra acrescidas de Remissão da Pena (resenha) e Primavera de Cão são histórias independentes mas formam a "trilogia essencial" da obra deste consagrado autor. 

Nesta trama, nota-se a presença de várias características da escrita do Modiano, concernentes as suas outras obras como lembranças, memórias constantes sobre a família, seu irmão e sua infância, bem como a reconstrução de trajetos, locais e ambientes que marcaram sua vida em Paris. A narrativa em primeira pessoa permite que o narrador una traços autobiográficos a sua ficção de um modo brilhante. 

Em Flores da Ruína, acompanhamos um personagem determinado a a descobrir o que houve no dia 24 de abril de 1933, quando um casal cometeu suicídio num apartamento de Paris. Em busca de respostas, o personagem do Patrick busca reconstruir a história deste cônjuges e encontrar respostas que expliquem essa morte repentina e inexplicável. Nesta jornada, muitas perguntas são lançadas e cada resposta lança uma nova pergunta. 

Neste caminho de incertezas, a história do casal parece se cruzar com a história do próprio personagem de modo direto ou indireto. Todavia, o foco da obra não é o suicídio em si, mas como através desta tragédia, o autor consegue trazer uma série de memórias e lembranças imprescindíveis para a sua vida e como suas memórias apontam para um passado tão marcante. 

A literatura do Patrick Modiano torna-se evidente: autobiográfica e rica em memórias. Estas duas características permitem que o leitor conheça o autor em sua verdade; aquela em que as lembranças não são e nem podem ser desprezadas numa escrita em que ficção e realidade sem entrelaçam com êxito. Em pouco mais de cem páginas, o autor consegue elucidar uma série de reflexões.

A leitura de Flores da Ruína foi ainda mais agradável que a leitura de Remissão da Pena e por isso, estou muito ansioso e com altas expectativas para a leitura de Primavera de Cão. 
Patrick Modiano foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2014 e foi ganhador de diversos outros prêmios na França, como o Goncourt e o Grand Prix du Roman da Academia Francesa.

AVALIAÇÃO GERAL:

Espero que vocês tenham gostado!
Não deixem de comentar (=

Um comentário:

  1. Oi, Adriano
    Eu amo a França e este livro parece ser muito legal. Livros com características autobiográficas sempre me encantam e achei mega criativo o autor usar um suicídio como ponto de partida para contar esta trama.
    Adorei sua resenha, como sempre.
    E se a nota foi tão alta é pq certamente vale a pena ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...