[RESENHA]: A Formatura - Joelle Charbonneau

Lindxs, 
Como estão?! 

SKOOB - Editora Única
Recentemente concluí a leitura de mais uma trilogia distópica envolvente e que deixará muitas saudades. O encerramento de uma série é sempre carregado de um sentimento dúbio de alívio e solidão. Em A Formatura, desfecho da trilogia O Teste, escrita por Joelle Charbonneau e publicado pela Editora Única, as personagens mostram-se feridas, dispostas a tudo por aquilo que defendem e acreditam. Sem dúvidas, uma obra que finaliza com êxito uma trama inesquecível. 

Não farei um resumo sobre os livros anteriores, todavia vocês podem encontrar as resenhas deles clicando: O Teste (leia aqui) e Estudo Independente (leia aqui). 

Malencia Vale tinha o sonho de ajudar a Comunidade Unida a se reerguer após a destruição causada por guerras do passado e para isso, foi selecionada pelos organizadores do Teste para ter a honra de lutar por um motivo tão nobre: ajudar na reconstrução de seu país através de seu estudo. 
Ingênua e motivada, Cia foi conhecendo as engrenagens deste sistema e percebendo que nem tudo era saudável como se esperava. 

Gradualmente, nota-se características adversas deste sistema ora rico em esperanças e ora rico em falhas. Em quem confiar? Quem ter como aliado? Em meio a tantas incertezas, Cia e seus amigos têm mais perguntas do que respostas e numa iminência de guerra civil e revoltas populares torna-se evidente a necessidade de uma reformulação política e educacional para a aplicação do Teste. 

De um lado, pessoas importantes e defensores dos atuais meandros que rodeiam as aplicações de testes para os graduandos e de outro lado, pessoas exigindo mudanças. Grupos opostos; ideias contraditórias e um contexto político efervescente e febril. Neste volume, a Cia assume um protagonismo ainda maior. Ela é aquela que poderá mudar o curso da história de seu país ou assistir tudo continuar estagnado. Atuar ou se omitir? Lutar ou se calar?

O enredo de A Formatura é muito envolvente e repleto de adrenalina. O conselho de que Cia não pode confiar em ninguém continua imperando e a moça lembra-se a apega-se ao que seu pai lhe disse ainda no primeiro volume. Outra característica marcante deste livro é a representação da maturidade adquirida pelos personagens; de bobinhos e esperançosos a deprimidos e desesperançosos diante de tantos percalços. Mas ainda assim, decididos e responsáveis sobre sua importância quanto ao seu papel enquanto estudante.

Todas as respostas necessárias para se entender o contexto desta distopia e suas implicações são disponibilizadas ao leitor. Todas as pontas soltas conseguiram ser amarradas ao texto e o desfecho de cada personagem se tornou bastante crível. Os rumos da Comunidade Unida após o "furacão Malencia Vale" ficaram subentendidos, permitindo que cada leitor o compreendesse conforme preenchesse as lacunas em aberto. 

Esta é uma trilogia muito especial para mim e que me proporcionou uma viagem literária espetacular. Livros que eu, simplesmente, devorei. Tramas conectadas e ricas em reviravoltas capazes de não desviar a atenção do leitor. A Joelle Charbonneau construiu sua história com bastante embasamento e criatividade; levando-me a ser um fã de seu trabalho. Sem esquecer que a autora usou e abusou do protagonismo e coragem femininos na representatividade de suas personagens: mulheres inteligentes, fortes, sagazes e espertas compõem o cenário de suas obras. 
Surpreendente - Intenso - Efervescente - Incrível - Ágil.
A diagramação deste volume obedece o projeto gráfico de toda a trilogia. Os tons de cores combinam e dão uma ideia do clima tórrido que encontraremos neste volume. O símbolo da capa possui um significado para o movimento liderado por Cia e seus aliados. Não encontrei erros gramaticais incômodos e infelizmente, este volume não veio com marcador incluso (triste)...

E aí, pessoal, o que acharam?! Espero que tenham gostado e não deixem de comentar :)
AVALIAÇÃO GERAL:

2 comentários:

  1. Oi Adri
    O livro parece ser bem maduro para conter tantas críticas sociais e todo esse viés político que você mencionou. Gosto de livros assim que traz críticas e incomoda o leitor.
    Sua resenha me deixou alvoroçada para saber em quais problemas a Cia vai se meter para tentar ajudar seu país.
    Linda resenha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Adri
    O livro parece ser bem maduro para conter tantas críticas sociais e todo esse viés político que você mencionou. Gosto de livros assim que traz críticas e incomoda o leitor.
    Sua resenha me deixou alvoroçada para saber em quais problemas a Cia vai se meter para tentar ajudar seu país.
    Linda resenha

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...