[RESENHA]: Leite Derramado - Chico Buarque

Lindxs, 
Como estão?! 

Companhia das Letras - SKOOB
Em 19 de junho de 1944, na cidade do Rio de Janeiro, nascia uma das maiores expressões da arte popular brasileira: Francisco Buarque de Hollanda, o nosso tão amado ídolo Chico Buarque. Hoje, este cara incrível completa seus 71 anos de vida e pensando nisso, não poderia deixar a oportunidade passar ilesa. Como fã de seu trabalho, senti intensa necessidade de falar sobre o seu livro Leite Derramado, publicado pela Editora Companhia das Letras. 
"Se soubesse como gosto das suas cheganças, você chegaria correndo todo dia." <3
Com esta soberba lufada de ar fresco e poesia, começo falar sobre este livro, apenas aparentemente singelo; com uma capa simples e humilde, que esconde um tesouro. Esta obra foi o meu primeiro contato com a literatura do Chico, uma vez que era admirador apenas de suas canções. Que grata surpresa ter a honra de me deliciar com esta estória tão incrível. 

Leite Derramado, em suma, nos apresenta um relato de um ancião internado num hospital cuja necessidade é contar a história de sua família para quem quiser ouvir. Enquanto assiste os dias passarem na monotonia daquele local, o protagonista tece comentários sobre o passado glorioso de sua família e a decadência presente. Ora inquieta-se, ora irrita-se. 

Debilitado por uma doença e sofrendo as intempéries do tempo, o narrador vê-se fadado a juntar frangalhos de lembranças na tentativa de completar as lacunas de seus dias. Por conta disso, não há uma ordem cronológica ou linearidade narrativa; as memórias vêm e vão, falhas, vagas e ocas; rápidas e breves, mas suficientes para que ele se atenha a elas e não desista. 
"Mas se com a idade a gente se dá para repetir certas histórias, não é por demência senil, é porque certas histórias não param  de acontecer em nós até o fim da vida."
A engenhosidade do Chico Buarque evidencia-se nos contraponto entre o que o protagonista esquece e o que ele omite; as verdades que prefere subentender nas entrelinhas ou as constatações irônicas e sarcásticas. Suas descrições beiram o realismo e em meio a tantos devaneios, o leitor vê-se flagrado a mergulhar cada vez mais fundo naquele baú de memórias. Sem dúvidas, este livro nos mostra o quão valorosos são os nossos idosos e como muitos sentem a necessidade de conversar, quando a solidão é sua única companhia. 

Levemente ácido e embriagado em poesia: este é o enredo de Leite Derramado. Uma trama que surpreende pelo modo como é contada ao leitor: em tom de confidência; como se aqueles segredos estivessem se perdendo e precisassem ser salvos; essencialmente leve e marcadamente psicológico. 
Poético - Singelo - Gracioso - Perspicaz - Sensato
O projeto gráfico da Companhia das Letras é um espetáculo à parte. O livro é tão refinado quanto o autor; nenhum erro gramatical e simplicidade na edição contribuem para a beleza da trama e desta edição. Em suas pouco mais de 200 páginas, Chico Buarque conta uma história digna de aplausos e elogios. 
- Vocês podem ler a resenha de outra obra do autor, publicada aqui no blog: O Irmão Alemão.
AVALIAÇÃO GERAL:

Espero que tenham gostado! 
Não deixem de comentar com a opinião de vocês!! 

Chico Buarque, sei que você não lerá esta resenha, mas lhe desejo um maravilhoso aniversário: muito amor e saúde!!

5 comentários:

  1. Oi, Adriano!
    Esse livro foi meu primeiro contato com o Chico na literatura, e o que falar? Chico transborda poesia. Lindo, não vejo a hora de ler outras obras. Adorei a resenha. Um livro super recomendado.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Tenho este livro há algum tempo aqui na minha coleção, mas ainda não o li. Todos os livros do Chico me chamam a atenção de alguma forma. Leite Derramado é um dos que mais me interessam, portanto, depois dessa resenha, fiquei com mais vontade de lê-lo e vou tentar encaixa-lo nas próximas leituras.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é incrivelmente inteligente!
    http://www.escritordeconta.com/

    ResponderExcluir
  4. Adriano,
    Também sou apaixonada por meu Chico7.1
    Já li Leite Derramado e fiquei tão boquiaberta quanto você. Tudo é tão singelo, poético e minimalista. Até os devaneios daquele solitário narrador me causaram comoção por sua condição de abandono. Suas lembranças eram a única coisa que o mantinha vivo.
    Gostei muito da sua resenha, meu querido.
    Me lembrou de muitas coisas que amei neste livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Adriano,
    Também sou apaixonada por meu Chico7.1
    Já li Leite Derramado e fiquei tão boquiaberta quanto você. Tudo é tão singelo, poético e minimalista. Até os devaneios daquele solitário narrador me causaram comoção por sua condição de abandono. Suas lembranças eram a única coisa que o mantinha vivo.
    Gostei muito da sua resenha, meu querido.
    Me lembrou de muitas coisas que amei neste livro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...