[RESENHA]: Primavera de Cão - Patrick Modiano

Olá, pessoal,
Como estão? Espero que bem! 

SKOOB - Grupo Editorial Record
Para quem não se lembra, o Grupo Editorial Record publicou a trilogia essencial do autor Patrick Modiano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2014. Entre seus livros, o blog já resenhou Remissão da Pena (leia aqui) e Flores da Ruína (leia aqui); Para finalizar esta trilogia temos a obra: Primavera de Cão, sem dúvidas, o mais enigmáticos deles, em minha humilde opinião. 

Nesta obra, o autor francês extrapola, mais uma vez, o limiar das lembranças e memórias e as inquietações geradas por elas. Com o uso de metáforas, escolha acertada de vocábulos e raridade de diálogos, Modiano insere-se num terreno etéreo na tentativa de representar a ausência; pequenos fragmentos, nomes, identidades, números de telefones e fotografias são responsáveis por contar a história de uma outra vida. 

Estes fragmentos despertam o interesse do narrador quando numa primavera ele encontra a biografia de um fotógrafo conhecido como Francis Jensen. Em seus relatos, o autor consegue transpor suas próprias memórias para as suas personagens e com esta aproximação liga-se diretamente àquilo que compõe. Desta forma, um terreno embora fictício ganha nuances de realidade e saudade. 

Francis Jensen é um personagem perturbador e inquietante, bem como a mente do Patrick Modiano, por isso, a relação entre eles nos permite conhecer um pouco tanto de um quanto de outro. E nota-se a importância de escrever sobre isso com singeleza e astúcia, valorizando a narrativa em detrimento do conteúdo. Por mais simplória que este enredo possa parecer, é na necessidade de contar esta estória que reside uma trama incrível. 

E claro, para tornar toda essa viagem um pouco mais saborosa, o autor nos leva a um passeio por Paris, com suas conhecidas descrições e lembranças dos locais nos quais visitou. Um livro curtinho, de leitura rápida, mas capaz de gerar inquietações e reflexões para alicerçar o nosso futuro, embasado no presente e no passado. Sem dúvidas, um dos autores que aprendi gostar e admirar. 

A resenha ficou curtinha porque este livro é bem compacto em suas poucas mais de 100 páginas. Todavia, espero que tenham gostado da resenha e não deixem de conhecer o trabalho deste autor talentoso e premiado por seus escritos. 
AVALIAÇÃO GERAL: 

Um comentário:

  1. Querido,
    Gosto muito quando voce fala sobre uma historia baseada em memorias inquietantes sobre um personagem e fico instigada a dar uma chance a este livro sabendo que o autor ja ganhou ate o Nobel de Literatura, mas achei o enredo bem fraquinho. Voce disse que a força estar na narração e não no que esta sendo narrado, mais vou dispensar a leitura deste.
    Ótima resenha, como sempre,

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...