[RESENHA]: A Vida Secreta das Abelhas - Sue Monk Kidd

Olá, lindxs, 
Tudo bem?!

SKOOB - Editora Paralela
Leia um trecho
Hoje, apresento a resenha de um best-seller internacional já adaptado ao cinema e que ganhou meu coração: A Vida Secreta das Abelhas. 
O livro foi escrito pela norte-americana Sue Monk Kidd, que também escreveu A Invenção das Asas, que eu já li e resenhei. Leia aqui.
Meu segundo contato com a escrita da autora não poderia ter sido mais prazeroso. Sou fã convicto de sua literatura e anseio por mais publicações. 

A Vida Secreta das Abelhas, acompanha a vida da doce Lily, uma menina branca e infeliz que vivia numa fazenda de pêssegos com seu pai autoritário e rabugento. Desde a perda de sua mãe, Lily sempre foi alvo de severos castigos impostos por aquele que deveria lhe devotar carinho e por isso, muitas feridas foram abertas em sua alma. O mais próximo de um carinho materno que ela recebe vem da negra Rosaleen, uma serviçal que cuidava dos afazeres domésticos. 

A obra é ambientada em meados da década de 60, quando os Estados Unidos viviam o auge de seu Apartheid, ou seja, havia uma discrepância entre ser branco e ser negro. Uns possuíam direitos, enquanto outros eram relegados à margem da sociedade. A relação entre brancos e negros não era bem-quista e motivados por um falso pilar de superioridade, os brancos não perdiam oportunidades para menosprezar os negros. 

Lily, cansada de sofrer os árduos castigos impostos por seu pai e Rosaleen, estafada de ser humilhada pelos brancos, se unem e decidem largar a pequena cidade onde residem para alçar voos maiores em busca de um espaço onde poderão viver tranquilamente. Por coincidência do destino e motivada a encontrar respostas sobre sua falecida mãe, Lily é levada ao município de Tiburon na Carolina do Sul e encontra moradia na casa das irmãs Boatwright, três mulheres fortes, negras e distintas que vivem graças a extração de mel.

May, June e August as recebem de braços e corações abertos e gradativamente, Lily vai sendo inserida no dia-a-dia de uma fazenda apicultora e descobre detalhes importantes acerca da vida de sua mãe e detalhes importantes sobre a cultura daquelas mulheres que lhes acolheram. O modo sincero como a cultura negra é retratado pela autora em seus livros me fascina, uma vez que ainda é raro encontrarmos protagonistas negros ou obras que os tratem com a igualdade necessária. 

Uma peculiaridade das personagens ''Kiddianas'' transcorre do fato de que elas se auto-descobrem. Nos dois livros da autora que tive oportunidade de ler, ela concede o protagonismo a "mulheres negras". Dois grupos que possuem um passado segregacionista no qual permaneceram na inferioridade por décadas e ainda hoje, lutam por conseguir equiparação politico-social. Suas personagens se flagram pensando em como são imperfeitas, hipócritas, e  como seus defeitos são os mesmos que elas repudiam (veja o quote abaixo).

A autora cria personagens com preconceitos arraigados e sua busca para desprender-se deles. Essa escrita ácida e crua é um recurso narrativo digno de aplausos.
Em suma, a Sue Monk Kidd confere ao povo afro-americano, um protagonismo que por séculos lhe foi renegado.
"T. Ray (pai da Lily) achava as pessoas de cor pouco inteligentes. Como quero dizer a verdade, incluindo as piores coisas, confesso que eu achava que podiam ser inteligentes, mas não tanto quanto eu, que era branca." (p. 63)
Além disso, a rotina da fazenda permite que a autora crie uma série de metáforas ao relacionar a vida das abelhas com a vida da Lily. Durante a narrativa o leitor tem a oportunidade de conhecer várias curiosidades sobre esses insetos tão importantes para a natureza e como eles possuem um modo peculiar de se relacionar, assim como a jovem Lily. Esta é uma clássica histórica sobre a força feminina, numa sociedade machista e sobre a força negra, numa sociedade racista. 
"Adorei a ideia de as abelhas terem uma vida secreta, como a que eu estava vivendo." (p.114)
Como disse anteriormente, a parte fictícia se relaciona coerentemente com o passado social norte-americano, ao passado em que representa as tentativas da sociedade negra em angariar direitos e oportunidades e a luta dos brancos, em impedir que isso se efetivasse. No livro, há uma mudança no cenário social, uma vez que os negros passam  almejar sonhos que antes lhes eram privados. Eles começam ver que é possível ter aquelas ambições e que restringi-los disso é inadmissível. Paira na atmosfera local o sonho utópico de direitos e oportunidades igualitárias, ou seja, a esperança de um futuro.
"Nós não podemos pensar em mudar a cor da nossa pele. É preciso mudar o mundo, é assim que devemos pensar." (p. 164)
Outro livro da autora!
Clique aqui para ler a resenha!
A evolução das personagens ao longo a narrativa e o modo como as reflexões acometem o leitor, tornam esta obra uma essencial leitura. Mais uma vez, a Sue Monk Kidd consegue me apresentar uma história sagaz e intensa, de força e superação, na qual, ficção e realidade andam de mãos dadas. 

Em cada início de capítulo há uma curiosidade sobre o mundo secreto das abelhas e são informações fascinantes! Além disso, apesar de já ter sido lançado no Brasil anteriormente, esta nova edição possui uma capa que obedece ao projeto gráfico de outro livro da autora. Como sou um pouquinho perfeccionista, simplesmente adorei <3 
Não encontrei erros gramaticais ao longo da leitura e senti que a fonte está impressa num tamanho um pouquinho menor, mas não dificulta a leitura! Além disso, vocês podem procurar o filme homônimo. Ainda não assisti, mas o farei assim que tiver oportunidade. 

A Vida Secreta das Abelhas é um livro que deveria ser lido por todos, principalmente os racistas e machistas, ao passo em que já se passou da hora de colocar um ponto final em toda forma de preconceito. Entre um branco e um negro NÃO HÁ UM SUPERIOR E UM INFERIOR. Somos todos iguais; merecemos direitos e oportunidades iguais. E se você não concebe desta ideia ou aceita essa verdade: procure um tratamento psicológico, por favor! 
AVALIAÇÃO GERAL: 

E aí, pessoal, o que acharam do livro? E da resenha? 
Não deixem de ler esta obra e nem de comentar. Sua opinião é muito importante!!

2 comentários:

  1. Adriano.
    Estou buscando explicações para nunca ter lido este livro. Em uma palavra eu diria que ele é corajoso: primeiro por nos apresentar uma trama de exaltação à cultura negra em tempos de apartheid norte-americano e segundo, por ser uma história protagonizada por mulheres em uma sociedade patriarcal.
    Essa possibilidade na literatura é lindo. Gostei muito das personagens de Lily e Rosaleen e como elas quebraram barreiras para serem elas mesmas. E gostei muito da relação entre a abelha e a vida da garotinha.
    Quero muito ler este livro. Já estou checando os preços.

    Obrigado por esta dica maravilhosa. Tenho certeza que irei amar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adriano.
    Estou buscando explicações para nunca ter lido este livro. Em uma palavra eu diria que ele é corajoso: primeiro por nos apresentar uma trama de exaltação à cultura negra em tempos de apartheid norte-americano e segundo, por ser uma história protagonizada por mulheres em uma sociedade patriarcal.
    Essa possibilidade na literatura é lindo. Gostei muito das personagens de Lily e Rosaleen e como elas quebraram barreiras para serem elas mesmas. E gostei muito da relação entre a abelha e a vida da garotinha.
    Quero muito ler este livro. Já estou checando os preços.

    Obrigado por esta dica maravilhosa. Tenho certeza que irei amar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...