[RESENHA]: Graça Infinita - David Foster Wallace

Olá, pessoal, 
Tudo bem?! 

SKOOB - Companhia das Letras
A resenha de hoje é oriunda de um dos maiores livros que eu já li e ostento em minha estante. Além da grandeza, a obra é de uma complexidade nunca antes experimentada por mim. O livro em questão é Graça Infinita, escrito por David Foster Wallace e publicado pela Companhia das Letras

Dono de um projeto gráfico inovador com uma capa singela e título estampado nas laterais, Graça Infinita consistiu numa leitura duradoura (cerca de três meses e duas semanas, exatamente), ora cômica e ora cansativa; ora envolvente e ora estagnada. Um livro que me acompanhou por vários momentos de espírito diferentes e por isso, tive várias oscilações quanto à minha impressão sobre a obra. Ao fim das suas "um mil e cento e quarenta e quatro páginas", o saldo foi positivo. 

Falar sobre o enredo deste livro é difícil, principalmente quando as inferências e reflexões feitas pelo leitor são o ápice da narrativa. Por isso, apresentarei a premissa da obra e depois relatarei um pouco sobre a minha experiência com este livro. Um jeito inovador e diferente de falar de um livro diferente de tudo que já encontrei por aí! 
"Os Estados Unidos e o Canadá já não existem: eles foram substituídos pela poderosa ONAN, a Organização de Nações Norte Americanas. Uma enorme porção do continente se tornou um depósito de lixo tóxico. Separatistas quebequenses praticam atos terroristas e a contagem dos anos foi vendida às grandes corporações. Graça infinita foi o último grande romance do século XX e, como o Ulysses de James Joyce, teve um impacto duradouro e ainda difícil de ser aferido. Ora cômico, ora doloroso, ele encapsulou uma geração ligada à ironia e ao entretenimento, mas desconectada da imaginação, da solidariedade e da empatia. No romance, seguimos os passos dos irmãos Hal, Orin e Mario Incandenza membros da família mais disfuncional da literatura contemporânea , conforme tentam dar conta do legado do patriarca James Incandenza, um cientista de óptica que se tornou cineasta e cometeu suicídio depois de produzir um misterioso filme que, pela alta voltagem de entretenimento, levava seus espectadores à inanição e à morte. Enquanto organizações governamentais e terroristas querem usar o filme como arma de guerra, os Incandenza vão se embrenhar numa cômica e filosófica busca pelo sentido da vida. Graça infinita dobra todas as regras da ficção sem jamais sacrificar seu próprio valor de entretenimento. É uma exuberante e original investigação do que nos torna humanos e um desses raros livros que renovam a ideia do que um romance pode ser."
Quando me mudei para Salvador por conta da faculdade, não poderia imaginar que levar esse livro na bagagem seria tão frustrante e interessante! Um livro pesado e de difícil digestão, porém recompensador em suas entrelinhas. O peso deste livro me fez apelidá-lo carinhosamente de "belo tijolo". Confesso que houve momentos em que quis incendiá-lo, devido a leitura difícil, lenta e cansativa. Mal sabia que estes eram os recursos usados pelo David Foster Wallace para tornar sua narrativa original e marcante. 

Em uma palavra eu diria que este livro é ESTRANHO! 
Em todos os sentidos este é um livro que causa estranheza no leitor; seja na capa, na premissa, nos personagens, nas cenas, no enredo. Em tudo. E esta bizarrice narrativa é o que torna a obra tão primordial. Fui cativado pela esquisitice de tudo que me foi confidenciado. E adorei o personagem do Hal e me senti impotente em não poder ajudá-lo. Os demais personagens são únicos em sua essência, mas não me conquistaram.

O livro trata maciçamente das questões delicadas a compulsão e a obsessão, principalmente no que tange a dependência aos vários tipos de drogas. Além disso, todo o absurdo e excentricidades da obra se aliam a escrita furtiva e descritiva do autor, que parece divagar enquanto escreve e por isso, há algumas quebras de ritmo na leitura que me incomodaram. É como se ele tivesse perdido o fio da meada e tivesse se embrenhado por outro terreno. 

Graça Infinita é excessivamente crítico e embasado com uma série de citações. Definitivamente, não é um livro para todos. Poucos se aventurarão por estas páginas e concluirão a leitura. Convictamente eu afirmo: muitos pensarão em desistir ou desistirão, como eu pensei! 
Antes de mais nada, o leitor precisa se desprender dos conceitos de "normal", "aceitável", "real" e "comum". É um livro tão único que não encontro nada a título de comparação. 

Apesar disso, o leitor que concluir esta obra terá vencido uma batalha e certamente, terá adquirido um olhar diferente sobre o mundo e a literatura! 
AVALIAÇÃO GERAL:

O que acharam de "belo tijolo"? 
Gostaram do enredo e da proposta do autor?! 
Não deixem de comentar ( :

5 comentários:

  1. Oi Dri, tudo bem??
    Cá estou, para ler essa resenha... confesso que a capa me atraiu, porque adoro uma caveira, mas o enredo nem tanto.... gosto de livros grossos, mas nunca li um de tantas páginas assim... o maior livro que li tinha 650 páginas e demorei 2 meses para concluir, mas a história era distópica, detalhada e no fim eu gostei muito.... Já esse o enredo não me atraiu tanto, mas a parte de diagramação é perfeita... se eu pudesse eu o compraria apenas pela beleza (sou dessas) de qualquer forma eu te dou os parabéns por não ter desistido e sim concluído, porque por mais que tenho tidos seus momentos maçantes, a leitura te trouxe algo para refletir... Xero!!

    ResponderExcluir
  2. Embarcar nesses livros gigantes é mesmo uma tarefa árdua, Adriano. Parabéns por não ter desistido por mais difícil que a tarefa tenha se mostrado.
    Sabe o que eu mais gostei da sua resenha? A verdade com que você fala do livro. Imagino que não tenha sido uma leitura completamente agradável mas você soube coletar muita coisa positiva, principalmente essas questões críticas e reflexivas. Esse é aquele livro diferente de tudo que nós já lemos e mudam o nosso olhar como você pontuou.
    Fiquei interessadíssima, adoro desafios. Porém ele está tão carinho. Vou esperar encontrá-lo com o preço mais em conta.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Embarcar nesses livros gigantes é mesmo uma tarefa árdua, Adriano. Parabéns por não ter desistido por mais difícil que a tarefa tenha se mostrado.
    Sabe o que eu mais gostei da sua resenha? A verdade com que você fala do livro. Imagino que não tenha sido uma leitura completamente agradável mas você soube coletar muita coisa positiva, principalmente essas questões críticas e reflexivas. Esse é aquele livro diferente de tudo que nós já lemos e mudam o nosso olhar como você pontuou.
    Fiquei interessadíssima, adoro desafios. Porém ele está tão carinho. Vou esperar encontrá-lo com o preço mais em conta.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. A complexidade e a beleza desse livro é absurda.
    Já o vi em livrarias como a Saraiva e achei que ele fosse um pouco mais simples. Olhando agora para a sua resenha eu acho que não aguentaria embarcar nessa complexidade toda. Absurdo a forma como o autor gerou críticas e reflexões. E com tanta página, acho que seria impossível que a leitura do belo tijolo não fosse cansativa em alguns momentos.
    Lidar com compulsão, obsessão e dependência de drogas é um assunto incrível.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não li Graça Infinita (tem que tomar coragem primeiro hehe), mas tenho vontade de ler exatamente pelo estranhamento que causa. =D
    Ótimo texto e ótimo blog!
    ;)

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...