[RESENHA]: O Corpo Humano - Paolo Giordano

Olá, pessoal, 
Tudo bem?! Espero que sim! 

Andei um pouquinho sumido porque estava colocando minhas pendências da faculdade em dia e isso quer dizer que eu precisei estudar anatomia, fisiologia, bioquímica e biologia celular! Porém, agora que consegui colocar um pouco da minha vida nos trilhos, resolvi trazer a resenha de um livro muito intrigante que li nas últimas semanas.
SKOOB
O Corpo Humano, escrito pelo italiano Paolo Giordano, mesmo autor de A Solidão dos Números Primos (Rocco) e lançado pela Editora Companhia das Letras.

O livro está sendo super elogiado internacionalmente e eu tive uma grata surpresa com este enredo. Não li o primeiro escrito do Paolo Giordano e por isso, não sabia o que esperar! Talvez por conta desta incerteza que consegui aproveitar todas as emoções do livro e o modo sincero como os fatos são narrados.

O Corpo Humano nos apresenta uma realidade fidedigna da Guerra no Afeganistão. Neste ambiente hostil, um pelotão militar italiano com cabos recém chegados passa a viver e conviver com as intempéries do deserto; a escassez de recursos alimentares e suprimentos médicos e as incertezas quanto ao futuro. Cada um passa a lidar com aquela pressão a sua maneira e sobrecarregados física e psicologicamente, os militares precisam conviver com os fantasmas do passado e o medo do futuro. 

Em território inimigo, eles não podem baixar a guarda em nenhum momento. É preciso viver em constante alerta na base militar. Qualquer coisa é uma ameaça; qualquer animal morto e em decomposição pode ser indício de que ali há um explosivo pronto a protagonizar um espetáculo de ataque e mortes. 

Paolo Giordano costura uma estória que permeia o limiar da vida adulta e o fim da vida de adolescente; Aqueles que retornarem da guerra não serão os mesmos garotos que saíram de suas casas. Voltam feridos pelos horrores daquelas batalhas. São transformados em homens que viram e viveram na pele a crueldade humana. 

O mais interessante deste livro é como a escrita do autor consegue ser memorável. Ele escreve com uma sensibilidade e compaixão que joga o leitor na Guerra e faz com que nós sintamos as várias emoções das personagens. Ele escreve com muita sinestesia e além disso, narra os fatos de um modo peculiar. Ora o narrador faz-se presente pela perspectiva de um importante personagem e de outro lado, mostra-se onisciente e onipresente! 

Giordano valoriza os conflitos afetivos, amorosos, familiares; o medo e as incertezas do futuro. Valoriza os pensamentos, as reflexões. Tudo isso é mais importante que o desenrolar dos fatos. É um livro introspectivo, com um ritmo cadenciado, lento e melodioso. Nada abrupto; nada violento ou agressivo. 
Sem dúvidas, este é um livro inesquecível. Paolo Giordano conseguiu chamar a minha atenção. É um autor muito talentoso!
AVALIAÇÃO GERAL:

E aí, pessoal, o que acharam? 
Não deixem de comentar!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...